"Síndrome de Segunda-feira", você tem?

Você sofre da “Síndrome de Segunda-feira”?


Existem pessoas que passam a semana inteira reclamando o dia inteiro e torcendo para que chegue logo a sexta-feira. E quando a sexta finalmente chega o que se vê são pessoas desesperadas para se divertirem pois o final de semana passa muito rápido e logo vem a temida segunda-feira novamente.


Somos implantados desde sempre a odiar segundas e amar as sextas – vide quadrinhos do Garfield – famoso personagem criado por Jim Davis e conhecido por odiar segundas-feira – e o noticiário da TV, onde o jornalista todas as sextas fala em alto e bom tom “Graças a Deus hoje é sexta-feira!”


Que padrão é esse de que a segunda-feira é pesada e um tormento? Que crença é essa de que os dias devem se diferenciar em vez de serem todos maravilhosos, pelo simples fato de estarmos vivos?


Entendo que todos temos nossos compromissos com trabalho, escola dos filhos, afazeres em geral. Durante algum tempo da minha vida eu também vivi isso. A cada semana que passava, as horas pareciam intermináveis e eu me perguntava quando a semana iria acabar. E toda a semana a mesma coisa se repetia, levar filhos na escola, trabalhar, fazer o almoço, buscar os filhos, ouvir a reclamação da escola, ouvir as reclamações em casa, comer correndo, cobrar as atividades dos filhos, mais trabalho, pouco retorno e tudo se tornando um ciclo repetitivo.


Até que atingi um ponto de ruptura e me perguntei até quando minha vida seria daquela forma? Que P… é essa que não muda? (Sim… terapeuta também fala palavrão). E coloquei no papel tudo o que eu gostaria de fazer, em um futuro não muito distante.

E foi aí que começou a se abrir um leque de possibilidades. A simples mudança do padrão vibracional nos faz transformar a nossa vida. Porque o que torna uma situação leve ou pesada somos nós mesmos. Somos todos resilientes, a maneira como encaramos o dia a dia é que nos torna felizes por sermos quem somos.


Como seria iniciar a semana de uma forma diferente, utilizando ferramentas para expandir a consciência e empoderar a sua vida para torná-la mais leve e divertida?


Que tal praticar essas 5 ferramentas e criar mais leveza e facilidade durante a semana?



1. Antes de dormir tenha pensamentos positivos


Seu último pensamento da noite é a energia que você acordará pela manhã. Se você dormir pensando que irá acordar cansado, que a semana será uma tortura ou estiver assistindo na televisão todas as tragédias da semana e continuar pensando sobre isso, é esse padrão vibratório que será criado.

Experimente se comunicar com seu corpo, enviando pensamentos de que a semana será cheia de surpresas positivas e decrete ao seu corpo que ele deverá acordar com energia e disposição. É um exercício diário e com o tempo você perceberá que não vai nem precisar de despertador para acordar.



2. Medite


Um dos segredos das pessoas de sucesso é meditar. A meditação deixa as pessoas mais focadas , centradas e conscientes de suas escolhas.


Você não gosta de meditar? Não tem paciência para sentar em posição de lótus sem se mexer? Existem diferentes técnicas de meditação, inclusive você pode meditar andando. Pesquise e veja qual a forma de meditação funciona para você.



3. Faça atividades físicas


É fato de que a atividade física libera os hormônios da felicidade. Procure atividades prazerosas que faça você e seu corpo se sentirem bem. Quando praticamos exercícios liberamos substâncias capazes de espantar a tristeza e o desânimo. A serotonina e a endorfina são dois neurotransmissores importantes que afetam o humor, níveis de energia e bem-estar geral.


Quando você pratica atividade física logo cedo, antes de começar a rotina de trabalho, vai perceber que irá começar a lidar com as dificuldades do dia a dia com menos estresse e mais leveza.


Se você tem dificuldade de acordar mais cedo para fazer exercícios, experimente começar com 10 minutos. Você pode fazer 3 minutos de meditação e 7 minutos de polichinelo, corrida no mesmo lugar, abdominal ou qualquer outro exercício que aumente sua frequência cardíaca e depois vá aumentando o tempo aos poucos.



4. Faça perguntas


Perguntas criam escolhas, que abrem as portas para infinitas possibilidades. Não precisa ter uma resposta, apenas faça perguntas e deixe no ar. Quando você faz perguntas, você abre um campo de criação e começa a ter insights que irão criar cada vez mais em sua vida.


Algumas perguntas que você pode fazer:


✔ Como eu gostaria que fosse minha vida daqui a 5 anos?

✔ O que posso fazer que vai criar mais em minha vida?

✔ Onde eu posso prosperar?

✔ Que outras fontes de renda estão disponíveis que não considerei?

✔ Se eu não tivesse nenhum ponto de vista, o que eu criaria?

✔ O que eu posso escolher diferente que será mais contribuição?



5. Anote aquilo que você gosta de fazer e desejos para o futuro


Tenha sempre em mãos um caderninho de anotações ou mesmo o bloco de notas do seu celular. Comece anotando tudo aquilo que você gosta de fazer, não importa o que: jardinagem, passear com os cachorros, cozinhar, beber vinho ou cerveja, viajar, ler, conversar com pessoas… Anote tudo sem julgamento. Se é divertido para você, anote.


Depois de um tempo releia e analise: você está fazendo o suficiente daquilo que ama? Como seria transformar aquilo que você gosta de fazer em um negócio rentável? Quais as possibilidades que você tem de trabalhar com aquilo que gosta que ainda não considerou?


Anote também coisas que você gostaria de fazer no futuro: uma viagem para um determinado lugar, comprar um carro novo, uma casa, trabalhar em outra coisa… Coloque isso como uma meta e visualize você concretizando – TODOS OS DIAS. Quando você visualiza você solidifica, fortalece aquilo que você quer e abre as possibilidades de tornar real, não importa a forma. Elimine qualquer ponto de vista de que é difícil ou impossível. Apenas visualize.


A medida que você passa a focar nas coisas boas, nas situações agradáveis, você deixa de ter o peso de começar a semana como se fosse a pior coisa que pode acontecer. Pode demorar um pouco, mas é possível ter uma vida com propósito, e encontrar mais facilidade e leveza no seu dia a dia, mesmo que não esteja fazendo aquilo que sonha ou no lugar onde você gostaria de estar agora.


Experimente utilizar essas ferramentas, o importante para começar é a intenção.

Essa semana te convido a repensar a sua forma de iniciar a semana. Onde você está tendo facilidade e onde você está se esforçando. Reflita sobre seus deveres, suas obrigações e veja, lá no fundo, se realmente essas obrigações são tão pesadas assim e quais as recompensas e aprendizados ao realizá-las. E de que forma você pode deixar a alegria fluir mais na sua vida em vez de só dar ênfase ao quão pesado é passar uma semana inteira esperando o próximo final de semana chegar.


Lembre-se: Podem acontecer diversas situações inusitadas todos os dias. A escolha de como você vai passar por essas situações é somente sua.


Com carinho,

Diana Raquel

Empodere Sua Vida


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • whatsapp_edited_edited